As motos clássicas da Honda têm muita história para contar, com direito à curiosidades e momentos nostálgicos que te levarão em uma viagem no tempo. Afinal nossas motos antigas são únicas e dão vida aos novos modelos da Honda.
No final dos anos 1980, a Honda venceu o Rally Paris-Dakar quatro vezes seguidas – 1986, 1987, 1988 e 1989 –, todas elas com um protótipo devorador de desertos batizado de NXR 750V, cuja história nós já contamos aqui no Blog Asas da Liberdade.
O domínio gigantesco da NXR foi repercutido fortemente pela imprensa mundial. Era uma época na qual os ralis-raids disputados no deserto eram novidade. Então, alguém da Honda Brasil, achou que seria uma ótima ideia pegar uma carona neste sucesso, e assim nasceu a NX 350 Sahara, que foi lançada na metade de 1990. O modelo usou como base técnica – motor e parte ciclística – a XLX 350R, que foi “vestida” com uma carenagem volumosa, que abraçava as laterais do tanque, simulando o visual da campeã do mais duro rali do mundo.
E não é que ficou bom? O visual era imponente, e na prática a carenagem não apenas fazia a 350 parecer uma 750 como oferecia proteção aerodinâmica. No aspecto técnico, o grande passo adiante apareceu sob a forma de um pequeno botãozinho no punho direito, a tão esperada partida elétrica que, diga-se, solucionou a única crítica feita à antecessora da Sahara, a XLX 350R, moto que exigia certa habilidade – e energia! – para ser ligada no pedal.
A Honda NX 350 Sahara foi, portanto, um lançamento de sucesso? Sim e não. Como moto, não havia quem a criticasse, porém ela chegou ao mercado em um momento em que o Brasil dava uma forte marcha a ré em termos econômicos, no complexo período de transição entre os governos militares e o 1º presidente eleito pelo voto popular após os anos de ditadura.
Seja como for, a Honda NX 350 Sahara ocupou os sonhos de bem mais brasileiros do que os que efetivamente a conseguiram comprar enquanto esteve em produção. De julho de 1990 até setembro de 1999 exatamente 42.381 NX 350 Sahara foram produzidas, motocicleta que além de cores e grafismos novos a cada ano recebeu uma única e modesta atualização: a ponteira de escape da versão inaugural era preta, e logo passou a ter um revestimento de aço inox.
Comprova que foram restrições econômicas do país a impedir que um número maior das Sahara chegasse ao mercado o fato de que suas vendas só decolaram à partir de 1995, bons anos depois de seu lançamento, quando a economia se estabilizou através do Plano Real. Os anos recordistas em vendas foram 1996 e 1997.
Razoavelmente potente, robusta, confortável e versátil, a NX 350 Sahara foi substituída pela NX4 Falcon, que herdou toda a confiável mecânica, mas trazendo um visual atualizado, menos “deserto”, adequado à tendência de estilo mais enxuta dos anos 2000.
Diagonal Direita da Moto Honda NX 350 Sahara 1991
Lateral Direita da Moto Honda NX 350 Sahara 1991
Lateral Esquerda da Moto Honda NX 350 Sahara 1991
moto-honda-nx-350-sahara-1991
Painel da Moto Honda NX 350 Sahara 1991
Parte frontal da Moto Honda NX 350 Sahara 1991
Parte superior da Moto Honda NX 350 Sahara 1991
Traseira da Moto Honda NX 350 Sahara 1991