Encontrar uma concessionária

Honda POP vs. Honda Biz: qual a ideal para sua rotina?

Primeiros passos

Os primeiros passos em uma moto podem ser empolgantes e desafiadores, já que aprender a pilotar exige concentração e habilidade. Portanto, aprender sobre esse começo lhe ajudará a futuramente arrasar nas pistas. Saiba tudo sobre como escolher e comprar uma moto, regras de trânsito e aprenda passo-a-passo a pilotar sua moto Honda.

Honda POP vs. Honda Biz: qual a ideal para sua rotina?

Primeiros passos 30/04/2020
Post Anterior Próximo post
Encontre a melhor opção de moto Honda para você
Parte 6

Um escancarado caso de paixão à primeira vista! Assim é a relação de quem está começando sua vida ao guidão com a Honda Pop 110i e a Honda Biz, que existe em versão 110i como 125

O motivo? Muitos! O primeiro deles é, certamente, a facilidade de uso. Pequenas, leves e amigáveis, tanto Pop quanto Biz são ótimas “escolas”, Ideais para quem não tem nenhuma experiência com motos e talvez mal saiba andar de bicicleta. 

São muitos os que aprendem a pilotar nelas e, mesmo novatos com pouco tempo de aprendizado, já são capazes de aproveitar da brutal praticidade destes modelos. 

Pop e Biz foram pensadas para simplificar a vida das pessoas e seus projetos exploram ao pé da letra o famoso “menos e mais”. Menos o quê? Menos consumo, menos peso, menos manutenção, menos dificuldade para “pegar o jeito”. Mais o quê? Mais economia, mais diversão, mais versatilidade. 

Potentes na medida certa e com excelente maneabilidade, tanto Pop quanto a Biz, em qualquer versão, são valentes, capazes de encarar lazer, transporte diário e até mesmo serem usadas para trabalho. 

Quais as diferenças entre uma e outra? A mais fundamental está na operação do câmbio: a Pop 110i tem câmbio de quatro velocidades cuja troca de marcha exige o uso da alavanca de embreagem. Já na Biz, que também tem câmbio de quatro velocidades, a embreagem é automática: basta engatar a marcha e acelerar, pois não há comando de embreagem. 

Outra diferença importante está no visual: a Biz conta com uma carenagem que protege as pernas de quem pilota, com um vão entre esse escudo frontal e o banco que permite o transporte de uma bolsa, mochila ou sacola de compras, havendo até mesmo um gancho escamoteável para fixação da bagagem. Porém, o que realmente dá um show de praticidade é o compartimento sob o assento, capaz de abrigar um capacete, traje impermeável, material escolar ou o que você quiser. 

A Pop 110i contra-ataca com uma vantagem incontestável, o preço menor: custa 36% menos que a Honda Biz 125 (22% em relação à Honda Biz 110i). Outra vantagem da Pop é a menor altura do banco em relação ao solo, facilitando avida dos baixinhos e baixinhas, além de pesar 10 kg a menos que as Biz. 

Focou em dúvida entre qual escolher? Algumas dicas para te ajudar: se você frequentemente roda em estradas sem pavimentação a Pop 110i leva vantagem por ter uma altura mínima em relação ao solo maior do que a das Biz, o que permite encarar a buraqueira sem susto. Além disso, em condição de terreno difícil, a embreagem comandada pela mão esquerda é mais adequada. 

Se por outro lado seus percursos diários são urbanos, sempre em vias com pavimentação regular, a Biz – em qualquer versão – pode atender melhor os que preferem a praticidade da embreagem automática e do porta-capacetes em oposição à rusticidade da Pop 110i. 

Já a Biz 125 é perfeita para quem usualmente leva passageiros na garupa ou frequentar locais com muitos aclives, situação em que a potência superior do motor de 125cc fará diferença. 

E aí, escolheu a sua? Seja qual for, tenha certeza que tanto a moto Honda Pop quanto a moto Honda Biz são econômicas, robustas e fáceis de pilotar, e certamente vão te surpreender pela versatilidade incomparável.