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Quadriciclo ou moto? Entenda as diferenças

Na prática

Para você que busca o prazer a bordo de uma motocicleta, com o melhor desempenho e performance sobre duas rodas, a Honda oferece os melhores conteúdos com dicas de segurança, economia e pilotagem de motos. Saiba tudo sobre o assunto e aplique seus conhecimentos na prática.

Quadriciclo ou moto? Entenda as diferenças

Na prática 10/03/2021
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Parte 4

Quatro rodas ou duas? Quando o assunto é off-road puro, o line-up da Honda é bem servido. Além das CRF 230F e 250F, quem precisa rodar em terrenos difíceis, seja por lazer ou trabalho, tem que considerar outras três letrinhas: TRX, a sigla que identifica o quadriciclo FourTrax.

Desde 2004 a Honda oferece seus quadriciclos no Brasil, fabricados em Manaus. O modelo atual, o TRX 420 FourTrax, foi concebido para uso profissional, especialmente no agronegócio, mas a versatilidade do modelo permite utilizações muito variadas, do lazer de final de semana nas trilhas ou praias de todo o Brasil ao uso como veículo de apoio a tarefas que exijam força, capacidade de superar obstáculos e possibilidade de levar equipamentos ou reboques.

Visto nas praias, fazendas, ou servindo de apoio a socorristas, bombeiros e tantas outras atividades, o segredo do FourTrax é reunir o que há de melhor em uma verdadeira moto off-road, somando a isso uma brutal capacidade de tração oferecida pela transmissão 4x4. Aliás, 4x2 ou 4x4, pois através de uma alavanca quem pilota o FourTrax pode escolher entre a tração integral ou tração apenas nas rodas traseiras.

E o que diferencia a pilotagem de um TRX 420 FourTrax de uma off-road como a CRF 250F? A posição de pilotagem é até parecida, pois tanto no quadriciclo como na motocicleta, o condutor tem um guidão nas mãos. Porém, enquanto a moto tem o acelerador rotativo, na manopla direita, no FourTrax o acelerador é uma alavanca acionada pelo polegar da mão direita.

Mais diferenças? O câmbio do FourTrax é como o da Honda Biz, ou seja, o pé esquerdo aciona uma alavanca, no entanto a mão está liberada do uso da embreagem, que é automática. E no lugar da alavanca de embreagem há um comando para o freio de estacionamento/freio traseiro, que também pode ser acionado por pedal. Para apoio dos pés, em vez de pedaleiras, plataformas.

Pilotando, as diferenças aumentam. Perde-se a agilidade e leveza da moto, e ganha-se na capacidade de tração e força. Muitos FourTrax são usados para movimentar aeronaves em aeroportos ou barcos de grande porte em marinas. Todavia, uma grande vantagem das quatro rodas bem plantadas no solo é a facilidade de uso em terrenos difíceis, que permite que mesmo pilotos com pouca ou nenhuma experiência no off-road consigam encarar terrenos difíceis ao guidão de um quadriciclo.

Pensados prioritariamente para o trabalho, mas muito usados para o lazer em função da simplicidade de operação e da capacidade de divertirem, os Honda TRX 420 FourTrax são veículos robustos, confiáveis, econômicos e versáteis. Presença fundamental – ao lado das CRF – da garagem dos sonhos dos que rodam em terrenos não pavimentados.