Encontrar uma concessionária

Moto x Scooter: entenda as diferenças

Mobilidade

A tecnologia e a inovação são fundamentais para a evolução das motocicletas e para a mobilidade urbana, impactando diretamente o dia a dia das pessoas. Por isso, estar sempre atualizado do que acontece no mundo das motos te deixa um passo à frente em todos os sentidos.

Moto x Scooter: entenda as diferenças

Mobilidade 07/12/2020
Post Anterior Próximo post
Encontre a melhor opção de moto Honda para você
Parte 3
Piloto na cidade em moto Honda CB 250F Twister SE 2020

As scooters são cada vez mais numerosas em nossas ruas. O segmento está bombando! Novidades uma atrás da outra vem surgindo o que atrai cada vez mais novos usuários. Pessoas que talvez nem cogitassem ter uma motocicleta, mas que se sentem animadas ao entrarem para o mundo das duas rodas ao guidão de uma scooter.

Não há dúvida que as scooters são máquinas atraentes, porém, é importante saber o que exatamente as diferencia das motocicletas, buscar entender melhor os pontos positivos de um e de outro veículo, para assim, poder escolher qual o guidão certo para você, o que melhor vai atender suas necessidades. Vamos lá?

CÂMBIO – O câmbio das scooters é automático, enquanto nas motocicletas o condutor deve lidar com a embreagem e a alavanca de câmbio. Complicado? Não, mas certamente as scooters facilitam a vida, basta acelerar, um sossego só. Porém, o câmbio convencional das motos tem suas vantagens: ele oferece um desempenho melhor nas acelerações, nas localidades com muitos aclives e permite usar o motor como freio, reduzindo marchas.

PROTEÇÃO – As scooters têm escudo frontal que protege as pernas contra sujeira, chuva e respingos. Além disso, há muitos modelos equipados com para brisa. Já nas motos, quem pilota fica mais exposto, mas a ausência da carroceria representa em menor custo de reparação em caso de pequenos tombos.

CAPACIDADE DE CARGA – Toda scooter, da Elite 125 a poderosa X-ADV 750, tem um amplo compartimento sob o assento. Esta é uma vantagem que a maioria das motos só consegue rebater se for equipada com um bauleto.

PILOTAGEM – As scooters são projetadas para oferecer uma pilotagem fácil, em uso prioritariamente urbano. Em geral, suas rodas são menores que as das motos, o que as deixa mais ágeis nas mudanças de direção feitas em baixa velocidade, mas também mais sensíveis a buracos. Já as motos, possuem uma outra “pegada”, sendo melhores no uso em vias expressas e rodovias.

DESEMPENHO – Com motores equivalentes, motos sempre terão um desempenho dinâmico ligeiramente melhor que o das scooters. Parte disso se deve ao já citado sistema de transmissão, outro aspecto é relativo ao peso, maior nas scooters.

USO PRÁTICO – Para iniciantes as scooters são mais fáceis, tanto por serem motos automáticas como por serem em geral mais baixas. Além disso são compactas e mais fáceis de estacionar. Já as motos, são mais indicadas para uso intenso, para o trabalho ou para trajetos mais longos.

Resumindo, a boa escolha depende do uso. Os itens acima definem as diferenças básicas, agora resta a você somar essas informações com o tipo de utilização que você pretende dar ao seu veículo de duas rodas. Nesta hora, a melhor coisa a se fazer, é usar a cabeça e não o coração, e escolher o modelo que vai atender suas necessidades da melhor maneira possível.