Seja no asfalto, na terra, na lama ou na areia, um bom piloto deve estar preparado para enfrentar qualquer competição e corrida de moto. Esse universo radical está no DNA da Honda e realmente é para aqueles que são movidos pelo desafio. Acompanhe conteúdos especiais sobre os campeonatos nacionais e internacionais de motovelocidade e motocross como MotoGP, SuperBike e muito mais!
“A primeira vez... a gente nunca esquece!”
Certamente esse ditado vale para o que aconteceu com o brasileiro Diogo Moreira no dia 18 de novembro de 2025, data em que estreou oficialmente na MotoGP – a categoria principal do mundial motociclismo –, como piloto HRC - Honda Racing Corporation.
O dia em que Diogo Moreira acelerou sua primeira RC213V
Naquela tarde, uma terça-feira, na pista de Valência, Espanha, passava um pouco das 14h30 quando Diogo levantou-se de sua cadeira no box do Honda LCR Team. Após exatos dezesseis passos, montou na Honda RC213V que o esperava no pit-lane para sua “primeira vez” em uma máquina da MotoGP. Passou dos 160 cv de potência da Moto2 – com a qual, no domingo anterior, naquela mesma pista, havia feito história, conquistado o título de Campeão Mundial – para os mais de 280 cv da Honda de MotoGP, a F1 do motociclismo gp.
Um salto e tanto para o jovem paulista de 21 anos, que chegou à categoria má
xima do motociclismo mundial “pela porta da frente”, não só por ter um título de campeão mundial no bolso – o primeiro de um brasileiro! –, mas também por ter sido contratado pela mais poderosa e vencedora estrutura do esporte da motocicleta do planeta, cuja sigla é HRC - Honda Racing Corporation.
Ao final do dia – certamente o mais intenso de sua carreira –, nada menos do que 57 voltas foram completadas nos 4.005 metros do Circuito Ricardo Tormo, somando exatos 228,3 quilômetros de puro aprendizado em uma motocicleta que não difere da Moto2 apenas na potência máxima, mas também em itens como pneus, freios (de carbono), extensos aparatos aerodinâmicos e dispositivos exclusivos da categoria, como o sistema de redução de altura das suspensões e muito mais...
Team LCR: Uma estreia memorável
O sucesso da estreia de Diogo Moreira podia ser medido pelos sorrisos dos integrantes de sua nova equipe, cujo proprietário, o italiano Lucio Cecchinello, foi um piloto vencedor na extinta categoria 125. Há 30 anos manager do Team LCR, desde 2006 o time disputa a categoria principal com motos Honda. Cecchinello é um homem de confiança do HRC, e gerência um afinadíssimo time pelo qual competiram nomes como Casey Stoner, Carlos Checa, Cal Crutchlow, Jack Miller e Alex Márquez. Neste 2025 o LCR Team levou a Honda à vitória no GP da França, disputado em Le Mans, pelas mãos do experiente francês Johann Zarco, que será o companheiro de equipe de Diogo Moreira em 2026.
Cumprindo sem erros a nada simples passagem da conhecida Moto2 para a brutal MotoGP, ao final do dia Diogo Moreira declarou: “Estou muito impressionado com a velocidade e os freios, muito diferente do que estava acostumado na Moto2, mas feliz com este primeiro contato com a moto e a equipe, que me ajudou muito hoje neste primeiro dia de teste na MotoGP. Agora é preciso continuar a compreender a Moto Honda RC213V e sempre buscar o prazer na pilotagem.”
Treinos de pré-temporada MotoGP 2026: agenda completa de Diogo Moreira
O próximo teste de Diogo Moreira com a Honda RC213V do LCR Team está previsto para os 29, 30 e 31 de janeiro de 2026 na pista de Sepang, na Malásia, no chamado Shakedown Test, exclusivo para pilotos de teste e estreantes, caso de Diogo. Na sequência – de 3 a 5 de fevereiro –, ainda em Sepang, acontecerão os primeiros treinos pré-temporada, com todos os pilotos inscritos. O teste final, antes do início da temporada, será na pista de Buriram, na Tailândia, nos dias 21 e 22 de fevereiro.
Abaixo, o calendário com as 22 etapas previstas da MotoGP 2026, ano que não apenas marca a estreia de Diogo Moreira na categoria principal como também a volta do Brasil ao calendário da MotoGP.
CALENDÁRIO 2026 – MOTOGP
Piloto acelera numa Honda LCR fazendo curva
Piloto da Honda conversa com dois membros da equipe
Piloto dentro do box ouvindo instruções