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As siglas e os nomes das Honda - Parte 2: CB, CBR, CR, CRF

O poder dos sonhos

Para você que é curioso e quer saber tudo sobre a história da moto, curiosidades da Honda e acontecimentos extraordinários do universo das motocicletas, contamos tudo aqui. Surpreenda-se com a jornada da marca que mais entende de sonhos.

As siglas e os nomes das Honda - Parte 2: CB, CBR, CR, CRF

O poder dos sonhos 04/07/2022
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As siglas e os nomes das Honda
Parte 2

Entre todas as siglas usadas pela Honda certamente “CB” é a mais famosa. A primeira moto com esta denominação surgiu no início de 1959, a CB92 Supersport, uma derivação esportiva da C92, de 125cc.

A razão de juntar um “B” ao “C” é nebulosa: a CB92 Supersport surgiu para participar da categoria “Clubman” – destinada à motos derivadas de série – na então famosa corrida do Monte Asama., no Japão, e talvez daí talvez venha o “CB”.  

Todavia, há quem pense que a sigla significa “City Bike”, “Citizen Bike”, “Customer Bike” ou até mesmo “Chokusetsu Baiku”, que em japonês é algo como “moto pessoal”. A verdade é que não há uma justificativa oficial para a sigla CB, e a suposição mais lógica é de que a Honda, naquela que foi sua primeira década de atividades, tinha por costume batizar os modelos com nomes (Benly, Dream...) ou simplesmente letras (A, D, E, F, J e C), e do mesmo modo que existe a famosa sigla CB, existiram nos anos 1950-1960 as Honda CA, CD, CL, CS e CT.

Já as Honda CBR são mais recentes, nascidas no começo dos anos 1980, e tem o clássico “R” (de Racing ou Racer) para identificá-las como modelos mais esportivos do que as CB. Na sequência dos dígitos referentes a capacidade cúbica do motor – 400, 600, 900 entre tantas versões –, outras letras surgiram. Podia ser F, R, RR, RR-R. O “F”, ao contrário do se poderia imaginar, não significa “Four”, mas sim “Fairing”, carenagem. Já as que tem “R” (de Racer ou Racing) sucessivos à cilindrada a regra é simples: quanto mais erres, mais esportiva.

Quanto à notória sigla das off-roadCR, ela surgiu na linha do tempo dos modelos Honda no começo dos anos 1970. Como no caso da sigla CB, há várias interpretações: “Competition Racer” ou “Competition Ready” (pronta para competição) são as mais usuais, mas é também provável que a sigla derive de “cross”, no sentido de atravessar caminhos desta palavra em inglês. Mais uma vez, como na sigla “CB”, não há uma posição oficial da Honda sobre o real significado de “CR”.

Já nas atuais CRF o “F” estaria para “four”, quatro em inglês, mas não para determinar a quantidade de cilindros como nas CB, mas sim o ciclo do motor, 4 tempos. Porém, há também quem diga que o “F” seja de “Fun”, divertimento em inglês.

Como visto, no mundo das siglas que batizam os modelos Honda há muitas conjecturas e bem poucas certezas, o que não altera em nada nossa paixão pelas Honda de qualquer categoria. Não perca a Parte 3...