Encontrar uma concessionária

As siglas e os nomes das motos Honda - Parte 4: Biz, Bros, Dream, Hornet, Titan

O poder dos sonhos

Para você que é curioso e quer saber tudo sobre a história da moto, curiosidades da Honda e acontecimentos extraordinários do universo das motocicletas, contamos tudo aqui. Surpreenda-se com a jornada da marca que mais entende de sonhos.

As siglas e os nomes das motos Honda - Parte 4: Biz, Bros, Dream, Hornet, Titan

O poder dos sonhos 18/07/2022
Post Anterior
As siglas e os nomes das Honda
Parte 4

Ah, os nomes! A Honda tem uma tradição de batizar suas motos com nomes sonoros, fáceis de gravar, mas a escolha deve obedecer a alguns critérios importantes. Primeiro deles, “combinar” com a personalidade da moto ou da scooter, mas também ser um nome adequado à pronúncia em diversas línguas, já que a Honda é uma marca global, aliás, a líder mundial quando o assunto é moto.

Antes de Soichiro Honda realizar o sonho de transformar suas criações em referências mundiais na indústria da moto, os primeiros produtos da Honda foram bicicletas motorizadas, logo reconhecidas pela eficiência, e batizadas por letras, sendo a pioneira a Model A, lançada em 1947 e fabricada até 1951.

Porém, a primeira moto Honda veio apenas em 1949, a Dream D, que em inglês significa “sonho”, termo que expressou exatamente o sentimento do fundador e seus colaboradores, por terem conseguido materializar o sonho de fazer a primeira motocicleta Honda de produção em grande escala. O nome Dream perdurou por décadas na produção Honda, tendo inclusive sido usado no Brasil, na predecessora da Biz, a C100 Dream, de 1992.

Falamos de Biz mas, antes de tratar desse nome associado a um modelo de sucesso que é 100% brasileiro, é fundamental mencionar outro nome também com a letra B, muito importante na história da Honda Motos: Benly, que deriva da palavra japonesa benri, que significa “conveniente”. Nada mais adequado naquela época do que indicar através do nome o que a motocicleta representaria na vida das pessoas, não é mesmo?

E como a Benly foi conveniente para os japoneses, o mesmo aconteceu com a Biz por aqui, estrondoso sucesso das motos Honda no Brasil, possivelmente a melhor interpretação daquela que é considerada a galinha dos ovos de ouro da Honda, a Super Cub, iniciais de “Category Upper Basic”, categoria básica superior em inglês, tendo em vista ter sido o modelo o passo seguinte à bicicleta motorizada.

O nome Biz tem um significado? Quando o modelo foi lançado não tinha nenhum significado, mas com o passar dos tempos a Honda Biz virou sinônimo de economia, praticidade e versatilidade, aliás, características plenamente alinhadas ao conceito das Super Cub e Benly dos anos 1950.

Outro nome que praticamente virou um adjetivo para identificar algo muito especial é Titan, termo que vem da mitologia grega, sinônimo de força excepcional, e que tem tudo a ver com o modelo surgido em 1994. A escolha do nome Titan para batizar a mais cobiçada versão da Honda CG, a motocicleta mais vendida do Brasil., foi uma enorme bola dentro da Honda.

Tão forte como Titan na história da Honda é o nome Hornet, usado em uma naked que deixou saudade. Hornet é uma espécie de zangão, e nada mais adequado para nomear um modelo que cravou fundo seu ferrão nos corações de motociclistas de todo o planeta, seduzidos pela agressividade e potência do modelo.

Já a Honda Bros, nome que fez – e ainda faz – história no line-up da Honda, usou outra estratégia para se tornar popular: em vez de agressividade, praticidade, em vez de potência transbordante, economia idem. Mas, qual é mesmo o significado de Bros? Nominho curto, simples, fácil de lembrar e falar, Bros é abreviação do inglês “Brothers”, que significa irmãos em português. Alusão à dupla personalidade do modelo e ao fato de ser confiável como só um irmão sabe ser.

Encerramos a série nomes & siglas com os notórios – e autoexplicativos – Tornado e Twister (ventos), Elite e Lead (superior, líder), Africa Twin e Transalp (localidades) e as notórias Shadow (sombra) e Fireblade (lâmina de fogo). Quanto às siglas, a extensa série de motos com V (VT, VF, VFR, VTR) está conectada com a motorização em V (T=twin, F=four), com o R sempre no papel de indicador de elevada potência e caráter esportivo.

Faltou algo? Sim, deixamos justamente para o fim a sigla da motocicleta mais vendida no Brasil, CG, cujo senso geral indica significar “City General”, ou seja, uma utilitária pau para toda obra. Porém, do mesmo modo que não há um posicionamento oficial da Honda para determinar o significado da sigla CB, o mesmo ocorre com CG. Esta névoa que envolve os reais significados das siglas Honda faz parte do charme da marca...