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Cinco dicas para começar a andar de moto

Primeiros passos

Nem todo começo tem que ser difícil: a experiência de quem sabe para aqueles que querem e precisam ficar sabendo.

Cinco dicas para começar a andar de moto

Primeiros passos 01/08/2018

Enfim, você conseguiu! Sua primeira moto está bem na sua frente, e agora começará o convívio que, nos seus planos, será maravilhoso. Porém, para que isso realmente seja verdade, é preciso aprender a andar de moto corretamente, e respeitar cinco regrinhas bem básicas. Seguidas à risca, estas dicaspara andar de moto voltadas aos iniciantes garantirão que os primeiros momentos não sejam traumáticos, no mais amplo sentido da palavra. Vamos lá...

1) PRATIQUE EM UM LUGAR SEGURO

Como andar de moto pela primeira vez sem se arriscar? O ideal é praticar em um lugar seguro, por mais que você se ache talentoso (ou talentosa!), e que tenha recebido elogios do instrutor da moto-escola. Lembre que apenas a experiência –quilômetros rodados –fará de você um (ou uma) motociclista de verdade, capaz de encarar as mais diversas situações. Procure um estacionamento vazio, um pátio ou uma rua larga sem movimento. É preciso conquistar intimidade com os comandos da moto, treinar a coordenação entre mãos, que comandam guidão, acelerador, embreagem e freio dianteiro e pés, encarregados do câmbio e freio traseiro. O aprendizado deve ser progressivo, assim prefira rodar em ruas mais tranquilas para, depois, ir para locais mais movimentados. Não tenha pressa de ganhar o mundo pois de moto ele já é todo seu!

2) FREIE CERTO

Nesses primeiros quilômetros "sentir" como cada comando reage é fundamental. Entre todos eles, os mais importantes são os que atuam na frenagem. Possivelmente você já deve ter ouvido dicas de frenagem erradas, que indicam que o freio principal de uma motocicleta é o traseiro, e isso é ERRADO. A verdade é exatamente oposta, ou seja, será sempre o freio dianteiro o responsável por uma desaceleração mais consistente, cabendo ao freio traseiro uma espécie de papel coadjuvante, na proporção de 70% da força no dianteiro e 30% no traseiro. Há, porém, exceções: em pisos de baixa aderência (areia, terra, cascalho), o ideal é dosar a frenagem de modo que a ação ocorra de maneira igual em ambas as rodas. Para aprender a frear, treine começando bem devagar, alternando cada um dos comandos, traseiro e dianteiro, para entender como cada um age. Em seguida, passe a frear com ambos, dosando a força do modo indicado acima.

3) EQUIPADO, SEMPRE

Capacete, luvas, jaqueta e calça com proteção nas articulações e bota que ao menos cubra seus tornozelos: esse é o modelito padrão de todo o bom motociclista. A escolha destes equipamentos deve levar em consideração não apenas fatores estéticos, mas de adequação ao clima e conforto. Um capacete bonitão nem sempre é o melhor, e por melhor entenda um que se ajuste de forma exata a sua cabeça, sem te apertar, mas principalmente sem folga. E quanto ao resto do equipamento, há no mercado uma extensa oferta de trajes específicos para motociclistas, e a escolha deve ter como critério a sábia parceria entre conforto e proteção.

4) OLHO NO PISO

Ter apenas dois pequenos pontos de apoio com o solo dão às motos uma estupenda agilidade,além de maneabilidade divertidíssima. Mas o lado ruim é a sensibilidade a defeitos da pavimentação. Como evitar problemas? Todo motociclista que se preza tem de aprender onde "pisar". Desviar de irregularidades e buracos é a parte mais óbvia. Menos simples é perceber que aquele asfalto mais escuro logo à frente pode ser uma mancha de óleo, ou que o melhor lugar para colocar os pneus quando se segue um veículo qualquer (principalmente em piso molhado) é exatamente no "trilho" deixado por quem nos antecede.

5) POSICIONAMENTO

Uma regra de ouro para a saúde do motociclista é não só buscar a melhor posição de pilotagem na moto como também o posicionamento ideal na via, estar bem visível para os outros usuários da via. Tente sempre estar posicionado de modo a ser visto. Seguindo um carro, coloque-se onde você consiga enxergar, nos espelhos retrovisores de quem vai à sua frente, os olhos do motorista. Se você o está vendo, ele também te verá! Manter a distância é outra dica óbvia, mas que por vezes é impossível em ruas com trânsito pesado. Nesta situação, na medida do possível, busque manter distância de quem vai à frente para permitir reação (frear ou desviar) em caso de manobra imprevista. Outra atitude saudável é jamais deixar que "colem" demais na sua traseira. Dê passagem logo, mude de pista ou acelere para se distanciar.