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Moto Honda RC 166: o encantador som do motor de seis cilindros

Clássicos

As motos clássicas da Honda têm muita história para contar, com direito à curiosidades e momentos nostálgicos que te levarão em uma viagem no tempo. Afinal nossas motos antigas são únicas e dão vida aos novos modelos da Honda.

Moto Honda RC 166: o encantador som do motor de seis cilindros

Clássicos 20/03/2023
Lateral direita da Moto Honda RC 166

Quando a Honda começou a participar das competições do Campeonato Mundial de Motovelocidade buscava a fama que vem junto com as vitórias, mas estava ciente que elas só viriam se investisse forte em tecnologia.

À época, comecinho da década de 1960, as corridas eram dominadas por marcas inglesas, alemãs e italianas, mas logo a Honda mostrou poder inovar e poder surpreender. Entre todas as motocicletas que criou – na época havia categorias para as 50, 125, 250, 350 e 500 cc – uma se destacou em especial: a moto clássica RC 166, bicampeã do mundo da 250.

Tal motocicleta enfeitiçou os aficionados de então tanto pelo poderio – venceu dezessete das 23 corridas disputadas nas temporadas de 1966 e 1967 – como pelo ronco do motor que saia de seus seis escapes. Isso mesmo, nada menos que seis ponteiras jorravam um som que entrou para a história como sendo um dos mais belos e fascinantes urros do mundo das competições.

A RC 166 foi uma “bisavó” da CBX 1050, motocicleta que é reverenciada com o melhor ronco das ruas, enquanto a campeã mundial da categoria 250 dos anos 1960 era a “The Voice” das pistas. Em comum, ambas tiveram não apenas o som maravilhoso que sai de seus escapes, a quantidade de cilindros e a arquitetura em linha com comando duplo de válvulas no cabeçote – DOHC, mas também a “assinatura” do projeto de Soichiro Irimajiri, xará do fundador da Honda, que com apenas 25 anos de idade criou um motor admirado até nossos tempos.

Com apenas um quarto da capacidade cúbica da moto CBX 1050, a moto RC 166 alcançava 240 km/h de velocidade máxima, tinha um câmbio de sete marchas e exibia a potência de 62 cavalos a nada menos que 18 mil rpm. Seu peso era de mínimos 118 kg, o que garantia não apenas velocidade e aceleração, mas também maneabilidade.

Pode se dizer que esta motocicleta simplesmente abriu as portas de uma nova era tecnológica em termos de motores, fabricado com se fosse um sofisticado mecanismo de relógio e não um motor de moto. Afinal, espremer seis cilindros e 24 válvulas em um motor de apenas 250 cm3 era não só inédito, mas algo que estava somente ao alcance da Honda. Detalhe: em uma época sem computadores, com tudo feito com réguas de cálculo e extrema precisão construtiva além de muita, muita dedicação.

Há quem sustente que apenas seis Honda RC 166 foram construídas, e todas elas ainda estão “vivas”, habitando preciosas coleções como a do Honda Collection Hall em Motegi, no Japão, onde não apenas pode se ver um exemplar perfeito como também um motor avulso exposto em um pedestal, uma joia da engenharia mecânica feita de magnésio, alumínio e pura paixão.

Querem ver a RC 166 rodando e ouvir o incrível som de seu motor? É fácil: basta garimpar no Youtube. Diversos vídeos mostram esta moto em ação, e inclusive tendo seu motor desmontado. Acreditem, é imperdível!